o acaso entre colchetes (2019-em andamento)
Pesquisa fotográfica em andamento, que busca refletir sobre o universo de imagens possíveis que reside nas profundezas do que deixamos de olhar, do recalcado, do rejeitado por nós e que somente se dá a ver com o auxílio da objetiva da câmera fotográfica que, por sua vez, aumenta essas realidades mínimas do mundo observado, possibilitando-nos enxergar imagens geradas pelo inconsciente ótico, como escreveu Walter Benjamin: a “natureza que fala à câmera não é a mesma que fala ao olhar; é outra, especialmente porque substitui a um espaço trabalhado conscientemente pelo homem, um espaço que ele percorre inconscientemente. (...) só a fotografia revela esse inconsciente ótico, como só a psicanálise revela o inconsciente pulsional”[1].
[1] BENJAMIN, Walter. “Obras escolhidas vol.1. Magia e Técnica, Arte e Política”. São Paulo: Editora brasiliense, 1985, P. 94
Um recorte de fotografias desse trabalho ilustra a obra "A fotografia e o verme", de Norval Baitello junior (2021), Fotô Editorial, São Paulo - SP).